quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Centro de Triagem já realizou 1697 tomografias para auxiliar no diagnóstico da Covid-19

Please enter banners and links.

Centro de Triagem Covid-19 oferece exame para os pacientes que buscam atendimento na unidade. O exame radiológico de imagem é capaz de identificar pequenas alterações nos ossos e tecidos –

Secom-MT –

Foto por: Christiano Antonucci –A tomografia não é o único exame para identificar o coronavírus, antes o paciente deve ter realizado os demais exames como o PCR

Em pouco mais de 40 dias, o Centro de Triagem Covid-19 já realizou 1.697 tomografias como parte dos exames que auxiliam no diagnóstico do novo coronavírus. O exame radiológico de imagem é capaz de identificar pequenas alterações nos ossos e tecidos, oferecendo um detalhamento mais preciso dos pulmões.

A tomografia não é o único exame para identificar o coronavírus, antes o paciente deve ter realizado os demais exames como o PCR, feito por meio de coleta do material retirado da garganta ou nariz. Além desses, o exame sorológico pode ser realizado com amostra de sangue ou teste rápido, com uma gota de sangue do paciente, sendo o mais utilizado.

De acordo com o médico Carlos Carretoni, que atende no Centro de Triagem Covid-19, pacientes que apresentam tosse acompanhada de outros sintomas de síndrome respiratória aguda grave já possuem um quadro pertinente para realização da tomografia, para avaliar a situação do comprometimento pulmonar.

O exame dura de cinco a 30 minutos. O paciente deita na base e permanece imóvel enquanto o aparelho capta imagens do organismo.  

Meire de Oliveira, moradora do bairro Cidade Alta, técnica de enfermagem que atua na linha de frente de combate ao coronavírus faz parte dos pacientes que realizaram o exame de tomografia. Com suspeita da doença, ela relatou que apresentava fortes dores pulmonares e o médico solicitou o exame para saber a situação dos pulmões da paciente.

Higienização do aparelho

Com o grande número de pessoas realizando o exame, o aparelho de tomografia passa por um rígido protocolo de higienização, sempre após o uso, para reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus.

O procedimento é realizado por um técnico de enfermagem que utiliza álcool 70% em toda a base. Quando o paciente apresenta muita tosse, as paredes e o chão do local também passam por desinfecção antes da entrada de outro paciente.

“No Centro de Triagem é tudo muito bem organizado, é tudo muito limpo. Os profissionais estão muito paramentados e a higienização do espaço está muito boa, eu me senti segura o tempo todo”, destacou Meire de Oliveira, que realizou o exame.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 300 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: