sábado, setembro 26A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Centro de Triagem entregou mais de 12 mil kits de medicamentos para tratamento da Covid-19

Please enter banners and links.

A unidade oferece gratuitamente cinco opções de remédios que são entregues ao doente após consulta e receita com prescrição médica –

Secom-MT –

Foto por: Christiano AntonucciO Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá

A farmácia do Centro de Triagem já entregou 12.243 kits de medicamentos para o tratamento de pacientes com diagnóstico positivo ou suspeito da Covid-19. No total, cinco remédios fazem parte da lista que ficam disponíveis para serem retirados pelos pacientes: azitromicina, cloroquina, dipirona, dexametasona e ivermectina. Esses medicamentos são liberados apenas com apresentação de receita prescrita pelo médico após consulta.

A coordenadora do setor de farmácia, Cristiane de Oliveira Rodrigues, explicou que para cada fase da doença é receitado um tipo de medicamento para o tratamento do paciente, seja positivo ou suspeito do novo coronavírus.

“Os remédios são receitados de acordo com a fase da doença. As vezes o paciente chega aqui no Centro apenas com sintomas de leves dores no corpo, mesmo sendo positivo ou negativo para doença ele recebe uma dipirona para tratar febre e dores. Caso o paciente tenha o resultado positivo para doença, o médico já inicia o tratamento com azitromicina na fase inicial, ivermectina e cloroquina”.

Ainda de acordo com explicações da farmacêutica, para os pacientes que estão na fase inflamatória – considerado período de maior atenção, quando o doente apresenta comprometimento dos pulmões devido ao ataque do vírus, é receitado dexametasona, “que deve ser ingerido um comprimido e meio durante dez dias”, diz a coordenadora.  

Dados da coordenadoria da farmácia mostram que dos 4.546 mil pacientes com diagnósticos positivo para Covid-19, 5.225 mil receberam dexametasona. A paciente Rosane de Lima, moradora do bairro Tijucal, faz parte da lista de pacientes que foram ao Centro de Triagem Covid-19 para realizar o teste e que recebeu a medicação para o tratamento da doença.

“Eu procurei atendimento no posto de saúde, o médico fez os exames, mas quando eu pedi por um kit de remédios ele não quis passar. Por isso acabei vindo aqui para o Centro de Triagem para fazer o teste e consulta e conseguir algo para o tratamento”, explicou Rosane.

É importante destacar que toda medicação só pode ser ingerida após indicação médica devido aos efeitos colaterais. No caso do medicamento cloroquina, pode causar arritmia cardíaca no paciente.

Dados de atendimentos

Durante o período de 22 julho a 01 de setembro, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu, 23.996 pacientes com a realização de testes para o diagnóstico do novo coronavírus. A unidade montada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da pandemia com tratamento precoce da doença.

Do total, 4.546 pessoas tiveram o resultado positivo para o coronavírus, 11.753 negativo e 7.697 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Foram realizadas 1.763 tomografias, importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados. 

A farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 12.243 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 300 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *