quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Mato Grosso vacina 99,67% do seu rebanho contra a febre aftosa

Please enter banners and links.

Indea MT atribui baixa inadimplência na etapa de maio a forte trabalho de divulgação, educação sanitária e fiscalização –

Sedec MT –

Foto por: Secom MT

A etapa de maio de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso imunizou 30.079.017 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,67% do rebanho no Estado. É obrigatória nesta etapa a vacinação de animais de todas as idades, exceto na microrregião do Baixo Pantanal Mato-grossense e a zona de bloco I do plano estratégico para suspensão da vacinação.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT), a população de bovinos e bubalinos em Mato Grosso alcançou 31.001.644 cabeças e, desde 2005, as etapas de vacinação têm alcançado índices superiores a 99% e homogeneidade entre as regiões. A baixa inadimplência, na etapa de maio ocorreu devido ao forte trabalho de divulgação, educação sanitária e fiscalização.

Durante o período da etapa de vacinação, devido às medidas de biossegurança, o Indea MT suspendeu as vacinações fiscalizadas eletivas, mantendo apenas a fiscalização em caos de maior necessidade. Foram fiscalizados 334 estabelecimentos rurais e 33.361 bovinos.

Atualmente, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação, condição constantemente comprovada pelas ações de vigilância veterinária e inquéritos epidemiológicos realizados pelo Indea MT e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: