quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

SES recebe 150 cápsulas de oxigenação do Senai e Solar Coca-Cola

Please enter banners and links.

Equipamentos podem reduzir o tempo de internação de pacientes e também a necessidade de encaminhamento à UTI, além de proteger os profissionais de saúde –

SES-MT –

SES recebe 150 mil cápsulas de oxigenação do Senai e Solar Coca-Cola
SES recebe 150 mil cápsulas de oxigenação do Senai e Solar Coca-Cola
Foto por: Assessoria Senai

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu 150 cápsulas para isolamento individual de leitos de pacientes da Covid-19 nesta sexta-feira (03.06). O equipamento pode reduzir o tempo de internação de pacientes e também a necessidade de encaminhamento à UTI, além de proteger os profissionais de saúde.

O material doado foi produzido por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a Solar Coca-Cola; os itens serão distribuídos para as unidades hospitalares ligadas à SES. 

“Esses equipamentos resguardam a vida do paciente e tornam mais segura a rotina do profissional de Saúde. Registro o meu agradecimento a todas as parcerias que, neste momento, somam esforços no enfrentamento à pandemia”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

De acordo com o gestor, o  Governo do Estado tem tomado diversas iniciativas desde o início da pandemia, visando ao enfrentamento da Covid-19 e, até o momento, já distribuiu mais de 20 milhões de reais em equipamento para os hospitais estaduais.

A cabine foi desenvolvida pela Samel, empresa amazonense de equipamentos hospitalares, e produzido pelo Senai-MT. O equipamento proporciona mais rotatividade nas vagas dos hospitais, diminuindo as chances de contaminação entre as pessoas. Na falta de quartos isolados, pacientes em leitos de UTIs podem dividir o mesmo quarto sem que ocorra a transmissão do vírus para pessoas saudáveis.

“É com gratidão que recebemos essas cápsulas de oxigênio. Essa iniciativa é muito importante para a melhoria no tratamento desses pacientes que precisam de um suporte ventilatório não invasivo. São equipamentos novos, que surgiram neste momento de pandemia: tecnologia e inovação ajudam muito o trabalho dos profissionais de saúde, bem como traz mais qualidade no tratamento dos pacientes”, avaliou a secretária Adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes.

A cápsula possui uma estrutura de PVC e é equipada com filtro de ar que permanece acoplada à cama do hospital, isolando a parte superior do paciente e evitando que ele acabe contaminando outras pessoas por meio de um mecanismo que retém o vírus. 

“Temos colocado toda nossa expertise à disposição no combate dessa doença. A indústria mato-grossense é extremamente solidária e tem liderado diversas ações no enfrentamento à pandemia. O uso das cápsulas de oxigenação faz parte de uma estratégia para atender doentes nos ambulatórios. Esses equipamentos não substituem os respiradores, mas são muito importantes”, pontua o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Já o diretor regional da Solar Coca-Cola, Flávio Scalco, destacou que a doação reflete o compromisso da marca com a população. “Em Mato Grosso, já realizamos doações de garrafas pets para envase de álcool, além de águas para unidades do sistema de saúde. Momentos críticos, como o que vivemos hoje, desafiam a todos e demandam ainda mais esforços e dedicação. Por isso, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada local ou cada grupo, estamos realizando uma série de ações emergenciais para dar algum alívio aos que mais sofrem nesse momento”, destaca.

Na entrega do equipamentos, estiveram presentes a secretária adjunta de Gestão Hospital da SES, Carolina Dobes, e o deputado estadual e presidente do Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Avallone, que intermediou a parceria entre o Senai MT e a Solar Coca-Cola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: