quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

MP desenvolve ferramenta tecnológica para acompanhar gastos na pandemia

Please enter banners and links.

Assessoria MPE-MT –

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI), desenvolveu uma ferramenta tecnológica para acompanhamento das compras relativas à pandemia da Covid-19 em todo o estado. São disponibilizadas várias informações, dentre elas, a média de preços de insumos praticada antes e durante a pandemia e as modalidades mais utilizadas para a contratação. A ferramenta possibilita, inclusive, a emissão de alerta sobre eventual sobrepreço praticado pela empresa fornecedora.

Com acesso restrito aos promotores e procuradores de Justiça no Portal de Apoio à Investigação (PAI), o “Painel da Covid-19” traz também dados relativos aos repasses de valores decorrentes de transferência da União aos municípios para enfrentamento ao Novo Coronavírus. De acordo com o coordenador do CAOP/CSI, Rubens Alves de Paula, a ferramenta foi elaborada a partir de dados abertos fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado e o seu desenvolvimento contou com a colaboração da empresa iMaps Data Group, representante da Qliksense.

Segundo o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, a iniciativa busca auxiliar os membros da instituição e garantir agilidade no acompanhamento das compras destinadas ao combate ao Novo Coronavírus. “Os promotores de Justiça terão acesso às informações por meio de uma plataforma que fará o cruzamento de dados, o que facilitará o controle das contratações atinentes à pandemia da Covid-19”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

O painel possibilita ainda a realização de consultas às pessoas jurídicas contratadas, e visão por categoria de produto (equipamentos hospitalares, medicamentos, serviços etc.). A iniciativa busca estimular o controle dos gastos públicos, fornecendo aos promotores de Justiça dados atualizados periodicamente. O que antes era feito por meio de requisições, agora poderá ser realizado apenas com um “clique”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: