sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

IBGE inicia pesquisa por telefone sobre efeitos da Covid-19 em Cuiabá

Please enter banners and links.

A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda em maio no site do instituto –

Assessoria –

A Prefeitura de Cuiabá informa que o Instituto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta semana a realização da PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. A coleta de informações é feita, exclusivamente por telefone, e conta com 43 entrevistadores atuando na Capital. 

O levantamento abrange 5.284 domicílios, distribuídos em 97 municípios de Mato Grosso, e um total de 193,6 mil em todo o Brasil. O objetivo da pesquisa é acompanhar os efeitos do novo coronavírus na saúde, no trabalho e na vida da população. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda em maio no site do instituto. 

“A Prefeitura é parceria do IBGE na divulgação de outras campanhas e não seria diferente nessa. Reconhecemos importância do trabalho prestado pelo instituto. Por isso, pedimos à população que, caso receba a ligação de um dos entrevistadores, atenda e responda os questionamento, pois são dados fundamentais para a criação de políticas públicas”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar. “Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica. 

A PNAD Covid também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho, abordando questões sobre a prática de home office (teletrabalho), os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias. O questionário simples e as entrevistas duram aproximadamente 10 minutos. Quem estiver ocupado na hora que o agente de pesquisa ligar pode agendar um horário de acordo com a sua preferência.

Os moradores que receberem a ligação do IBGE podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/), informando matrícula, nome, RG ou CPF do entrevistador, ou pelo telefone 0800 721 8181. Outras informações sobre o estudo também podem ser obtidas no site www.ibge.gov.br.

Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.

(Com informações da assessoria do IBGE) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: