quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Pinheiro descarta barreiras sanitárias e reforçará diálogo com Várzea Grande

Please enter banners and links.

A ideia do prefeito de Cuiabá é que as duas cidades, pela proximidade, trabalhem juntos na construção das medidas –

Assessoria –

Em nova reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada nesta segunda-feira (13), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que irá reforçar o diálogo com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, sobre as medidas de combate a Covid-19. O receio é de que a opção pela abertura do comércio, adotada na Cidade Industrial, reflita diretamente na Capital. 

O prefeito também descartou a criação de qualquer barreira sanitária, neste momento. Pinheiro destacou o respeito as decisões tomadas pelo Município vizinho e salientou que tem visto na prefeita de Várzea Grande a mesma preocupação em inibir o contágio do novo coronavírus. A ideia do gestor cuiabano é que as duas cidades, pela proximidade, trabalhem juntos na construção das medidas. 

“Com base em um apanhado técnico, o Comitê me apresentou a preocupação com as medidas de flexibilização. Respeitamos a autonomia de cada Município. Porém, Cuiabá e Várzea Grande vivem uma situação onde o fluxo de pessoas entre as duas cidades é constante. Então, vou contactar a prefeita e levar algumas alternativas para ela. Queremos evitar uma consequência danosa para a população. Várzea Grande tem também uma equipe técnica qualificada e vamos nos unir”, explica o Emanuel Pinheiro, 

Instituído pelo decreto nº 7.839, o comitê é formado por representantes das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Procuradoria Geral do Município, além do próprio chefe do Executivo. O grupo tem o objetivo de unificar o trabalho dos órgãos municipais em prol da contenção da pandemia. 

É a partir das deliberações periódicas que as medidas de combate ao Covid-19 são debatidas e implantadas na Capital. As determinações aprovadas e, posteriormente, transformadas em decreto, são instituídas com base em estudos técnicos que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Além disso, nos encontros é feito o acompanhamento das ações aplicadas. 

Nesse período de quarentena, as reuniões ajudaram a construir ações como a interrupção do corte de água, religamento do fornecimento para todas as unidades consumidoras inadimplentes e suspensão no reajuste da tarifa de água e esgoto. Igualmente, foi estabelecido a suspensão das aulas nas unidades municipais, garantindo a entrega de kits de alimentação para alunos em situação de vulnerabilidade. 

As atividades de higienização e desinfecção com borrifadores e caminhões-pipa em espaços públicos também são resultados dos debates do comitê. Também fazem parte das discussões as ações voltadas para o setor econômico como o fechamento de quaisquer estabelecimentos e atividades econômicas que não fazem parte do grupo considerado de atuação essencial ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: