sexta-feira, abril 19A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Novos lavatórios populares começam a ser instalados em Cuiabá

Please enter banners and links.

Nessa primeira fase, dez kits serão colocados em pontos estratégicos da Capital –

Assessoria –

Os lavatórios populares, iniciativa  lançada,  na última sexta-feira (17) pelo prefeito Emanuel Pinheiro começam a ser instalados nas unidades descentralizadas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Esses kits de pia e sabão servirão para higienização da população que necessitar transitar pela cidade.

A ação é executada pela Secretaria de Governo com apoio direto da primeira-dama, com parceria das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico. Nessa Nesta primeira fase, dez kits serão colocados em pontos estratégicos da Capital.

Os locais escolhidos foram os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Pedra 90, Getúlio Vargas e Drº Fábio, e no Centro de Referência Especializado (Creas) Centro. A escolha dessas unidades foi em razão de serem as unidades referência no Município que atendem a população mais carente e que precisa do apoio dos serviços públicos ofertados.

Além desses novos lavatórios, já foram instalados dois lavatórios no Mercado do Porto e está sendo estudada a viabilidade, por questões de segurança, a instalação nas Praças Alencastro, Bispo e Ipiranga. “Essa é mais uma ação do prefeito Emanuel Pinheiro no reforço para combater o avanço da proliferação do Covid-19 em Cuiabá, sendo a higienização a principal ferramenta de controle dessa doença”, disse o secretário municipal de Assistência social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo ampliar o acesso a higienização e conscientizar o cidadão do constante ato de lavar as mãos. Mais do que o simples fato de lavar as mãos é importante ressaltar a necessidade de higienizar as mãos corretamente. Em cada lavatório foram fixadas instruções com o passo a passo para que a população faça de forma correta. “É importante se atentar a forma de lavar as mãos também, esfregando uma na outra, percorrendo todos os dedos e espalhando o sabão por toda a extensão durante 40 segundos para então enxaguar”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.  

No total, 30 lavatórios serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Cada um dos lavatórios tem capacidade de armazenamento de 200 litros de água e um suporte com sabão. 

Os kits foram locados pela Prefeitura de Cuiabá neste momento de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e o abastecimento e possíveis reparos é de responsabilidade da empresa Solução Portáteis. O telefone para contato é o 30262598.

Além dos lavatórios populares, a Prefeitura de Cuiabá tem se empenhado em ações de higienização comunitária, como a desinfecção dos ônibus e de alguns pontos da cidade com auxílio dos borrifadores. No último dia 13 de abril, também foi iniciada a utilização de caminhões para a higienização da cidade. No total, são dois caminhões e quatro equipes, dívidas em dois turnos, empenhadas na operação de higienização e desinfecção. A ação preventiva tem o planejamento de atender praças, parques municipais, vias, canteiros centrais, unidades de saúde e demais espaços públicos com maior movimentação de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: