sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

VG cria Sistema de Monitoramento nos atendimentos e descarta casos de Coronavírus

Please enter banners and links.

Visando dar maior transparência aos atendimentos realizados nas três unidades de urgência e emergência de Várzea Grande e que funcionam 24 todos os dias do ano, principalmente na atualidade quando a informação faz a diferença por causa de doenças transmissíveis como a coronavírus, H1N1, e as Síndromes Respiratórias Agudas -SARS- entre outras, levaram a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde a implementar no site oficial através do endereço www.varzeagrande.mt.gov.br os atendimentos realizados diariamente, mensalmente e anualmente nas mais importantes unidades públicas.

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande adotou um sistema de informação apresentando de forma online a funcionalidade dos atendimentos realizados no Hospital Municipal e Pronto Socorro, com dados de urgência e emergência adulto e pediátrica, além do acompanhamento operacional Unidade de Pronto Atendimento – UPA – da região do Ipase e Cristo Rei unidade Dr. Farid Seror.  

Para acessar diretamente os dados o usuário do SUS deve acessar o Portal da Prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br e clicar no link – Ações da Saúde. As informações são atualizadas diretamente pelas instituições de saúde, e os números apresentados facilitam o acesso da população aos serviços disponibilizados pela saúde pública municipal e principalmente a veracidade nos atendimentos prestados.

“Com o monitoramento dos dados, é possível verificar quantos pacientes estão em atendimento e a lotação de cada unidade. O novo sistema foi criado para melhorar ainda mais o acolhimento da população, além de ser também uma forma de transparência dos serviços ofertados a população, no setor de saúde pública”, completou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

Acompanhado da responsável técnica da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Oliveira, o secretário Diógenes Marcondes divulgou Nota de Esclarecimentos a respeito de casos do Coronavírus, apontando que até o momento não foram detectados nenhum caso e os casos de H1N1 até o momento oficialmente noticiados estão monitorados, sendo que alguns deles já foram descartados e os pacientes aguardam sendo tratados.

“Temos um Plano de Contingência que segue as normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para eventuais problemas de contaminação e da necessidade de se atuar para evitar um eventual surto”, disse a responsável técnica da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Oliveira.

Diógenes Marcondes sinalizou que apesar de se tratar de uma doença ainda desconhecida em sua plenitude quanto aos seus efeitos, os esforços mundiais da ciência e da medicina buscam formas de combater o vírus e tratar a doença sem baixas.

“De qualquer forma estamos preparados para eventuais problemas”, disse o titular da Saúde de Várzea Grande. Ele aproveitou para lembrar que atitudes simples como manter as mãos sempre limpas é mais eficiente meio de se evitar a propagação de doenças como o CONVID 19, H1N1 e SARS entre outras. “Manter mão limpas, alimentos limpos são os meios mais importantes para se evitar essas enfermidades”, disse Diógenes Marcondes.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Secretária de Saúde por meio da Vigilância em Saúde vem esclarecer que o município de Várzea Grande, não constatou nenhum caso de CORONAVÍRUS (CONVID 19), e apresentou até este momento o registro em 2020 de 11 casos suspeitos de H1N1, sendo que deste total, 5 acabaram descartados por exames laboratoriais e 6 ainda aguardam resultados de exames, mas com quadro evolutivo favorável, o que em tese descartaria o H1N1.

Do total de casos suspeitos 1 paciente se encontra internado na UTI do Hospital Pronto Socorro de Várzea Grande e outro transferido para a UTI do Pronto Socorro de Cuiabá.

Todos os casos suspeitos atendidos no município foram conduzidos conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

O município de Várzea Grande não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de CONVID 19 até a presente data.

O que se tem no Estado de Mato Grosso são 6 casos suspeitos que estão em acompanhamento e aguardando resultados de exames nos seguintes municípios: 01 no município de Alto Taquari, 02 em Cuiabá, 02 em Glória d´Oeste e 01 em Sorriso (de acordo com Nota Informativa 06 – 2020/COE/SES/MT – 06/03/2020).

O Município reforça que possui um Plano de Contingência baseado nos protocolos e normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, conta com a Rede de Saúde, organizada e profissionais treinados e preparados para atender um caso suspeito ou confirmado de CONVID 19.

Portanto, não procedem as informações da existência de casos de Coronavírus (CONVID 19), como publicado em diversos meios das Redes Sociais e Várzea Grande se encontra com as medidas adotadas para eventuais casos e para atuar de forma firme no cuidado da saúde públicas da população de uma maneira em geral.

Por: Da Redação – Secom/VG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: