quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Cultivo de spirulina avança no Brasil com produção em grande escala no Mato Grosso

Please enter banners and links.

Com técnica de cultivo focada na alimentação, maior fabricante de spirulina na América Latina fica em Diamantino (MT) –

Cultivo de spirulina avança no Brasil com produção em grande escala no Mato Grosso

Considerada uma inovação proveniente do agronegócio e uma promessa para o futuro da alimentação, o cultivo de spirulina está avançando no Brasil. O suplemento passou a ser produzido em grande escala por uma empresa mato-grossense de tecnologia nutricional em meados do ano passado após sete anos de pesquisas. A companhia já é a maior fabricante do composto na América Latina, e espera chegar ao topo da produção mundial em cinco anos.

Segundo o vice-presidente da Spigreen, Matheus Morais, a spirulina revoluciona a produção de alimento pelo fato de produzir, por hectare, 400 vezes mais proteína que a carne vermelha, 230 vezes mais proteína que o arroz, 60 vezes mais proteína que o trigo, 40 vezes mais proteína que o milho e 30 vezes mais proteína que a soja.

“Além disso, a cultura da spirulina precisa de quatro vezes menos àgua que a da soja, cinco vezes menos que a do arroz e cinco mil vezes menos que a carne de boi”, completou o vice-presidente da Spigreen. Ainda segundo Morais, cada tonelada de spirulina produzida equivale a 450 Kg de carbono absorvido e 1200 Kg de oxige^nio produzido.

“Junto de nossa equipe de pesquisadores, criamos um método de cultivo adaptado ao clima do Centro-Oeste do Brasil, para que pudéssemos oferecer a melhor Spirulina do mercado e, consequentemente, uma produção de grande escala. Atualmente, nossa média de produção atinge cerca de 1 milhão e 400 mil litros por dia”, relata Morais.

Valor nutricional

O foco da empresa é na produção do bioativo voltado para a alimentação, o que exigiu o desenvolvimento de processos que mantivessem a sanidade e as propriedades nutricionais do produto. “Buscamos variedades que garantissem melhor valor nutricional, e também maior produtividade. A Spirulina é cultivada em tanques, com total controle nutricional por meio de suplementação de diversos sais minerais, e do ambiente (variações de oxigênio, gás carbônico, temperatura). A coleta envolve processo cuidadoso de filtração e desidratação, que garantem a sanidade e evitam a perda de seus nutrientes e benefícios, se mantendo em sua forma pura e completa”, explica o vice-presidente.

Benefícios para saúde

De acordo com Morais, existem mais de 1.000 estudos publicados mostrando os benefícios da cianobactéria. Entre eles, o fortalecimento do sistema imunológico, redução de inflamações e melhora no controle da hipertensão. Além disso, o bioativo é rico em proteínas, aminoácidos, ferro, zinco e vitaminas A, B, D e E. Por essa razão, a Spirulina está entre os suplementos nutricionais utilizados pela NASA em missões espaciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Spigreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: