sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Cuiabá tem a primeira unidade fora do Rio de Janeiro do Instituto Reação

Please enter banners and links.

Assessoria –

Inaugurada em Cuiabá, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, a primeira unidade fora do Rio de Janeiro, do Instituto Reação, criado pelo ex-judoca Flávio Canto. No evento de inauguração autoridades, professores, alunos, pais e a comunidade, assistiram a um ‘aulao’ de judô.  

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, disse que este foi mais um dia de orgulho para a rede pública municipal de Educação e para a atual gestão municipal e lembrou a  importância de mais essa iniciativa para a formação continuada das crianças. “Esse é um projeto importantíssimo para a Educação, que influencia diretamente na sala de aula, onde o aluno aprende mais, tem mais controle emocional e disciplina, e também para a questão social, atendendo as crianças em situação de vulnerabilidade social e realizando um trabalho preventivo. Nossa ideia é estender essa proposta para outras regiões, por meio de parcerias dentro da politica pública implementada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, priorizar as pessoas”, destacou o secretário.

A unidade, com capacidade para atender cerca de 400 crianças, possui uma estrutura pensada para a prática do judô, com  250 metros quadrados de área construída e um tatame olímpico de 192 metros. Conta com banheiros masculino e feminino, sala de administração, depósito e mezanino.

O ex-judoca Flávio Canto, criador do Instituto Reação, disse que inaugurar a unidade em Cuiabá foi um grande desafio. “Sempre foi um desafio sair do Rio de Janeiro. Nossa primeira opção foi São Paulo mas conversando com David Moura e conhecendo o trabalho que já era desenvolvido na unidade, não tivemos dúvidas. Hoje, com a inauguração dessa unidade estamos começando uma longa jornada que irá formar faixas pretas dentro e fora do tatame, como a gente costuma falar. Para mim é sempre muito especial porque vejo essa garotada e sabemos que daqui a 10 anos, a vida deles vai ter sido totalmente impactada pelo que o judô e o esporte proporcionam. Foi assim comigo. Independe de classe social, o esporte é transformador. Aqui a ideia é fazer uma fábrica de gigantes”, disse Flávio Canto.

A inauguração do centro de treinamento contou com a presença de campeões como o judoca David Moura, representante do Instituo Reação em Cuiabá, e outros atletas que participaram de um “aulão” com as crianças.

“Foram dois anos desde que começamos a pensar nessa possibilidade. É uma realização. É algo que vai ficar para sempre, vai crescer e transformar vidas”, disse emocionado o judoca David Moura.

Participaram da inauguração a secretária adjunta de Educação Edilene Machado, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, o diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, representantes dos patrocinadores da iniciativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: