quinta-feira, abril 18A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Cresce número de imóveis comercializados em Cuiabá

Please enter banners and links.

Fecomércio-MT –

Acompanhando o mercado imobiliário na capital mato-grossense, o presidente do sindicato da habitação no estado (Secovi-MT), Marco Pessoz, encaminhou ao presidente da entidade na qual é filiado (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, os Indicadores de Mercado Imobiliário de Cuiabá, com dados do ano de 2015 a 2019.

Além da entrega para a Fecomércio-MT, Pessoz disse que o relatório também é fornecido às empresas da base sindical e para a própria Prefeitura da Cuiabá. “O documento serve como referência para possíveis investimentos em regiões da cidade. Conseguimos identificar para onde a capital está crescendo e, assim, contribuir com a infraestrutura de determinada região”.

Para o presidente da Fecomércio-MT, o trabalho realizado pela entidade sindical e pelo seu presidente fomenta a geração de emprego e renda na capital. “Expor indicadores sobre a movimentação imobiliária possibilita investidores abrir novos negócios, contribuindo ainda mais com a economia local, geração de emprego e arrecadação para todo o estado”, disse Wenceslau.

Os dados do relatório do último ano mostram crescimento de 5,07% no número de unidades comercializadas, de 8.113 em 2018 para 8.546 no ano seguinte. Observou-se também melhora no valor transacionado para o mesmo período, chegando a R$ 2,6 bilhões, alta de 1,1%. Ainda assim, o número de imóveis comercializados em 2015 ainda foi maior, com 10.411 unidades vendidas.

A região oeste e leste da capital computaram maior número de imóveis transacionados, de 2.926 e 2.642, respectivamente. As demais regiões somam 2.978 unidades vendidas, incluindo a região rural com 277.

Com os números apresentados, Pessoz concluiu que a expectativa de crescimento da economia refletiu no aumento de imóveis vendidos em Cuiabá. “Houve crescimento de unidades vendidas e, consequentemente, o seu valor comercializado. As regiões onde se encontram grandes centros comerciais e empresas prestadoras de serviços, como shopping centers, contribuíram para a melhora do relatório do ano passado. Com a retomada do crescimento econômico, espera-se que em 2020 a indústria e a construção civil contribuam para um ano mais promissor”.

Além disso, o presidente do Secovi-MT concluiu que a queda da taxa de juros, a Selic, possibilitou ampliar a venda via financiamento, que apresentou variação positiva de 22,47% em 2019 sobre o ano anterior. “A média da porcentagem financiada dos imóveis em Cuiabá chegou a 19,93% e somou um total de quase R$ 519 milhões no ano”.

Sobre as unidades comercializadas, houve queda no número de imóveis novos comercializados, de 1.066 em 2018 para 869 em 2019, queda de 18,5%. Já o número de imóveis usados comercializados no mesmo período cresceu 8,9%, de 7.047 para 7.677 de um ano para outro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: