sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

O potencial construtivo da cidade de Cuiabá

Please enter banners and links.

Por Pixabay –

O que define o potencial construtivo de uma cidade é difícil de explicar em poucas palavras, por isso decidimos escrever esse artigo. Especificamente, comprar imóveis em Cuiabá vem se tornando algo cada vez mais fácil devido ao crescimento do mercado imobiliário na cidade, lembrando que quanto mais a oferta de imóveis existir, mais pessoas de diversas classes sociais irão conseguir adquirir os seus apartamentos. Além de que o preço fatalmente será menor nessa conjuntura do que se houvessem poucas opções no mercado.

O fator econômico é algo extremamente importante a ser levado em conta nesse tipo de análise. Pense numa cidade que possui um crescimento populacional vertiginoso, por conta de uma nova multinacional instalada no lugar. Pessoas que vieram de vários lugares do país, começam a girar a economia do lugar comprando, vendendo, criando, e esse ciclo recomeça sempre atraindo ainda mais gente. Com o tempo, esse boom econômico e populacional fará o ramo imobiliário crescer, aumentar os empreendimentos do setor, o que fará com que a cidade se desenvolva ainda mais.

Outro fator que pode explicar o potencial construtivo de uma cidade pode ser a área que ela ocupa, se o relevo apresentado propicia construções grandiosas, empreendimentos modernos, se nada disso será proibido por alguma questão que sai da esfera econômica e desenvolvimentista, entre outros. Por exemplo, cidades situadas perto de alguma mata muito importante para um determinado ecossistema, podem sofrer certas imposições que não permitam construções de grande impacto na natureza. Isso é importante nos dias de hoje cada vez mais preocupados com a saúde do planeta, mas obviamente desacelera o setor de imóveis.

Cuiabá é um município brasileiro, mais conhecido como a capital do Mato Grosso. Foi fundada no ano de 1719, por Pascoal Moreira de Cabral. Teve um importante desempenho durante o ciclo do ouro, porém, permaneceu com seu desenvolvimento estagnado até o século XX após o seu fim. No início do século passado, a cidade começou a apresentar um grande crescimento populacional, atingindo o seu apogeu nas décadas de 70 e 80. Esse crescimento apresentou uma queda nos últimos anos, acompanhando a tendência brasileira como um todo.

A capital é um importante polo de desenvolvimento do Mato Grosso, sendo berço de muitas indústrias, comércios, serviços e da administração pública do estado. Por conta da sua grande arborização, recebe o codinome: Cidade Verde, o que faz com que o lugar seja bem bonito e atraente. Para quem está em busca dos apartamentos à venda em Cuiabá, pesquisando as melhores opções e as vantagens de se morar ali, com certeza encontrará grandes oportunidades na cidade, além de uma paisagem exuberante.

Acompanhe agora algumas características do potencial construtivo atual de Cuiabá.

Mudança do centro político

Nos últimos anos houve uma mudança do centro político de Cuiabá em direção à Zona Norte da cidade, o que fez com que ali começasse a florescer uma série de novos empreendimentos imobiliários. Precisamos entender que uma cidade que é um centro político de estado como Cuiabá, possui uma série de atrativos que fazem as pessoas se interessar pelo lugar. Por exemplo, muita gente que sonha em trabalhar no poder público, visando a estabilidade e o bom salário que a carreira normalmente oferece, pode se interessar em comprar um imóvel na área em que ele se instala.

Apesar das críticas ao funcionalismo público dos últimos tempos, sabemos que ele é grande e muito poderoso. Por isso, a Zona Norte de Cuiabá apresenta um crescimento em seu potencial imobiliário nos últimos anos. Precisamos lembrar também dos políticos, que representam uma classe que recebe muito bem e costuma gostar de boas moradias como investimento. Por essas e outras o lugar cresce a cada dia.

Universidade Federal do Mato Grosso

A educação hoje em dia é um chamariz para toda espécie de negócio. A Universidade Federal do Mato Grosso é a responsável por muito do crescimento que a região Sul de Cuiabá vem apresentando. Muitos estudantes de outros lugares do país vem estudar na capital, e para isso precisam arrumar um local para morar. É difícil os que compram um imóvel apenas para os anos de estudo que ali terão, mas é uma ótima oportunidade para os investidores em imóveis de aluguel.

E não é só os estudantes que ajudam a desenvolver o mercado de imóveis na região, lembrando que uma Universidade Federal ajuda a toda uma área a se desenvolver economicamente falando, o que aquece o mercado também. Por exemplo, restaurantes, academias e boates costumam se dar bem em locais onde existem muitos jovens, pois eles não costumam ter tempo nem paciência para cozinharem, além de gostarem de frequentar festas e eventos múltiplos. Os professores e os funcionários, gente cuja renda é estável e acima da média nacional, também podem querer morar perto do trabalho.

Copa do Mundo

Apesar da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 não ter tido o resultado esperado pelo país, é certo que as cidades que foram sede dos jogos receberam grande investimento do governo e de setores privados. E Cuiabá foi uma dessas cidade, sendo a responsável por sediar quatro jogos da Copa, quando o mundo inteiro estava de olho no que acontecia ali. Isso trouxe grande interesse pela cidade, e apesar de já terem se passado quase seis anos, resquícios de todo o desenvolvimento gerado pelo evento ainda são sentidos.

Um evento desse porte não passa incólume da atenção das pessoas. Tudo bem que nem todas as obras propostas no cronograma para receber os turistas na copa foram cumpridas, mas isso não quer dizer que o pouco que foi feito também não serviu de nada. A Arena Pantanal, nome dado ao estádio, tem tido em seu entorno um crescimento econômico bastante significativo nos últimos anos. E isso claro atrai a atenção das construtoras, que desejam aproveitar todo o desenvolvimento da zona para lucrar ainda mais.

Agora que você já conheceu e se informou um pouco sobre o potencial construtivo da cidade de Cuiabá, te convidamos para entrar no nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não se arrependerá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: