sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Governo do Estado descarta possibilidade de suspeita de coronavírus em MT

Please enter banners and links.

Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral
Paciente de Rondonópolis não se enquadrou como caso suspeito do vírus; MT segue sem registros de suspeitas

SES-MT –

Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral – Foto por: Tchélo Figueiredo – Secom/MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que a situação do paciente internado no Hospital Regional de Rondonópolis não atende a nenhum critério estabelecido pelo Ministério da Saúde para o caso ser considerado suspeito do novo Coronavírus.

Conforme o protocolo do Governo Federal, baseado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), os critérios para um caso ser considerado como suspeito do vírus são:

Situação 1 – febre + pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 2 – febre + pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + contato próximo de caso suspeito para o novo coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 3 – febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + contato próximo de caso confirmado de novo coronavírus em laboratório nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, está no Hospital Regional de Rondonópolis nesta sexta-feira (07.02) e tranquiliza a população, explicando que o paciente internado na unidade de saúde de Rondonópolis não se encaixa em nenhum dos critérios acima.

“O caso não apresenta nenhuma das três alternativas e muito provavelmente trata-se de uma crise respiratória. Também não houve registro de febre desde o dia que chegou no Brasil, não teve contato com nenhum paciente que já tenha a confirmação de um caso de infecção pelo coronavirus e não esteve na área de abrangência dessa contaminação”, informa.

Gilberto ainda acrescenta que a equipe médica do hospital está acompanhando e oferecendo toda a assistência necessária ao paciente. “Num futuro bem próximo, o paciente terá alta. Portanto, não há nenhum motivo para a população se preocupar porque não se trata de nenhum caso suspeito de coronavírus”, reforça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: