Levar saúde de qualidade a toda população

Inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS II do bairro Bica D’água.

Da redação –

Levar saúde pública de qualidade a toda à população. Está é a meta do prefeito Marquinhos do Dedé, que nestes primeiros seis meses de administração, não tem medido esforços no sentido de alcançar este objetivo. Neste sentido assim que assumiu, através da Secretaria Municipal de Saúde que tem como titular Eliézer Mendonça Geraldino, promoveu a reestruturação de toda estrutura de saúde municipal, adquiriu equipamentos e medicamentos e contratou médico. Adequando, desta forma, o setor as necessidades prementes existentes.

Hoje a saúde está em pleno funcionamento, atendendo a população gratuitamente com consultas médicas-odontológicas, exames laboratoriais, Raio X, Ultrassonografias, vacinas, curativos e pequenas cirurgias, além do fornecimento de medicamentos. Atendimentos estes estendidos a zona rural do município.

Comunidades interiorana são atendidas.

Mas o atendimento e acompanhamento não fica apenas no âmbito municipal, pois os casos de maior complexidade, que não encontram tratamento especifico no próprio município, são encaminhados para outras cidades da região ou a capital do Estado, Cuiabá.

Neste sentido o atual Secretário Eliézer Mendonça, fez, neste curto período, o acompanhamento dos recursos aplicados nas contratações de especialidades, através do Consórcio Regional de Saúde e na programação da pactuação integrada com objetivo de sanar a grande demanda de consultas reprimidas em especialidades médicas existentes no município a anos, e desta forma acelerar a realização das consultas, visando com isso acabar com as filas de espera.

Qualidade no atendimento.

O que foi plenamente conseguido e hoje o município de Paranatinga, está com as demandas (filas de espera) nas seguintes especialidades médicas ZERADAS: Urologista, Gastrologia, Buco maxilar, Ecocardiograma, Pneumologista, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dermatologista e Infectologista.

A Secretaria realizou ainda, através do seu corpo médico, nestes seis meses, mais de 200 procedimentos cirúrgicos como: Catarata, Pterígio, Histerectomia, Ooforectómica, Apendicectomia, Hérnia, Colpoperineoplastia, Cesárea, Colecistectómia, Cirurgia Urológica.

MÉDICO PEDIATRA

Uma antiga reivindicação da população foi atendida pela atual gestão, a contratação de um médico pediatra com mais de 30 anos de experiência, doutor José Malaquias, que veio para acabar com uma demanda reprimida em consultas pediátricas de mais de 120 crianças na fila de espera, referente aos anos de 2015 e 2016. E em pouco mais de trinta dias o médico pediatra realizou aproximadamente 280 consultas ambulatoriais. E faz visitas periódicas a todas as crianças internadas no pronto atendimento e no Hospital Municipal. Além de fazer o primeiro atendimento pediátrico em todas as crianças nascidas no município e acompanha todos os partos cesáreos.

INAUGURAÇÃO

O Executivo municipal inaugurou no dia 29 de junho a Unidade Básica de Saúde – UBS II do bairro Bica D’água, que disponibilizara vários tipos de serviços e atendimentos para a população e que irá atender diversos outros bairros vizinhos como: Jardim Vila Nova I e II, Jardim Panorama, Jardim primavera I e II entre outros.

Também foi lançado o sistema G-MUS de gestão na saúde, instalado na secretaria de saúde, e que visa os serviços prestados pelo setor de saúde: eliminar filas, informatizar a metodologia de atendimento e buscar mais qualidade nos serviços ofertados aos pacientes. E possibilita que os gestores tenham total conhecimento do andamento do processo em tempo real, desde a triagem do paciente, tempo de atendimento médico, receitas, estoque de medicamentos, encaminhamentos para exames especializados dentro e fora do município etc. A nova ferramenta possibilita o detalhamento do custo real de cada atendimento na área da saúde, o que resultará em uma melhor e mais capacitada aplicação dos recursos públicos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *