Pages Navigation Menu
Banner

36 municípios de MT comemoram aniversário no mês de maio, nossa homenagem a todos

primavera do ,leste

Agência AMM – (Na foto a cidade de Primavera do Leste) -

Maio é um mês de várias comemorações em Mato Grosso. Além do Dia Mundial do Trabalhador e das Mães, é aniversário do Estado e de 36 dos 141 municípios. Nesta segunda-feira, dia 13, 23 cidades comemoram 31 anos de emancipação política.

São elas: Alto Taquari, Campinápolis, Cocalinho, Comodoro, Indiavaí, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Itaúba, Reserva do Cabaçal, São Félix do Araguaia, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Rica.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, destacou a importância desses municípios para o desenvolvimento estadual. “Essas cidades representam várias regiões do estado e com seus potenciais econômicos e turísticos, contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso”, assinalou.

Exposições agropecuárias, shows regionais, atividades esportivas, culturais e festivais são programações comuns em vários municípios, que se preparam também para receber visitantes de cidades vizinhas e de outras regiões do estado.

Dos 23 municípios, 16 possuem mais que 10 mil habitantes, e os demais menos que essa faixa populacional, de acordo com o Censo de 2010. No que se refere à localização, sete municípios estão situados na região Norte, seis na região Araguaia, quatro no Oeste, três na região Sul, dois no Médio Norte e um no Vale do Arinos.

Com relação à atividade econômica, predominam a agricultura e pecuária, mas também há municípios que desenvolvem o comércio e turismo, entre outras atividades.

468 ad
Ver peliculas online
%d blogueiros gostam disto: